domingo, 1 de março de 2009

Devolução da Aplicação

Estávamos aguardando a devolução da nossa aplicação com as instruções do Consulado do Canadá Nova Scotia. Finalmente chegou e pra nossa tristeza aconteceu o que temíamos, nenhuma novidade, nenhuma luz, apenas devolveram tudo com as mesmas instruções que já tínhamos.
Para contextualizar, para aqueles que estão chegando agora, nós encaminhamos a documentação para Sydney, mas, por falta de orientações do consulado, fizemos o pagamento através de um depósito em conta corrente do consulado brasileiro, no HSBC (conforme orientações do site brasileiro). Fomos depois informados que tal procedimento não era válido e que teríamos nosso processo devolvido. A pergunta que surgiu era óbvia: "E qual o procedimento válido para pagamento?". Ninguém sabe até hoje. A resposta que temos de Maura e Maria João, do consulado brasileiro é que estão verificando e decidindo junto ao CIC a melhor forma.
Posteriormente, o consulado brasileiro nos encaminhou um e-mail dizendo que nossa documentação já estava voltando (foi despachada de Sydney em 12 de Fevereiro) e que viria junto uma carta do consulado com algumas instruções. Ficamos ansiosos, portanto, para receber a devolução, pois as instruções seriam de grande valia para nossa reentrada com o processo. Junto com a devolução, viria também o nosso comprovante de depósito original, com o qual solicitaríamos um reembolso ao escritório brasileiro do consulado. Na sexta-feira, chegaram os documentos. E junto vieram as instruções: adivinhem: "Os pagamentos devem ser feitos em Dólar Canadense, somente via certified cheque, bank draft ou international money order nominal ao Receiver General for Canada" (!!!). Que era o que já sabíamos... Novamente, voltamos à estaca zero, pois até onde sabemos, ninguém faz estas operações no Brasil, e algumas delas precisam dos dados de banco, agência e conta corrente do tal Receiver General for Canada, que ninguém no consulado sabe. A justificativa por não aceitarem nosso processo foi: "Vocês não enviaram o pagamento junto com a documentação", ou seja: eles nem entenderam que o "papel amarelinho do banco" era um comprovante de depósito.
Agora, vamos solicitar o nosso reembolso e aguardar o retorno do consulado sobre o que será decidido junto ao CIC sobre a forma de pagamento, para assim darmos nova entrada no processo.
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Alguém sabe de alguma forma de realizar estes procedimentos bancários no Brasil??? Há alguém que trabalha em uma instituição bancária ou trabalha com Câmbio (empresas de câmbio ou setor de comércio exterior de alguma empresa)...
Agradecemos publicamente ao pessoal do consulado brasileiro, que também intercedeu junto ao CIC para saber sobre a nossa situação, e que sempre tem nos atendido com cordialidade. Seguimos com paciência, tomando as ações necessárias, mas confiando na providência Divina, que nos dá esperança, pois Ele tudo sabe e tem razões para estas coisas estarem acontecendo...
Enquanto isso seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!

5 comentários:

Sara e Vitor disse...

Olá Schultz family!

Nossa, que banho de água fria eles deram. Mas nada de desanimar, não é mesmo? Essa situação tem que ter uma saída, não é possível não ter!
Alguém no Canadá não pode pagar a taxa para vocês e mandar o comprovante para ser anexado a documentação de vocês não? Temos que encontrar uma solução.

Abraços,

Vitor

Leonardo disse...

Estou levantando a possibilidade de pedir uma amigo nos EUA para fazer o deposito para nós.

estou olhando tambem na casa de cambio action, www.actioncambio.com.br/,
me falaram que era possivel, atraves de pagamento internacional.
mas ainda nao fui la pessoalmente.
do site deles:
"Pagamentos Internacionais



• Transferência de patrimônio;
• Serviços e aluguéis;
• Encomendas internacionais;
• Pequenos compromissos;
• Vencimentos e ordenados pessoais;
• Aposentadorias e pensões;
• Vales e reembolsos postais;
• Contribuições para organizações internacionais;
• Impostos e taxas;
• Pequenas importações e exportações para empresas (SIMPLIM / SIMPLEX)"

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi gente,

Que bom que pelo menos a papelada já chegou... Uma dor de cabeça a menos.
Agora é hora de respirar, se acalmar para tomar uma nova decisão.
Espero que tudo dê certo e principalmente, que o consulado resolva logo tudo isso para tirar vcs desse sufoco..

Um forte abraço,

Rosi

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi gente,

Que bom que pelo menos a papelada já chegou... Uma dor de cabeça a menos.
Agora é hora de respirar, se acalmar para tomar uma nova decisão.
Espero que tudo dê certo e que o consulado resolva logo tudo isso para tirar vcs desse sufoco...

Um forte abraço,

Rosi

Anônimo disse...

Olá eu tambem tenho sobrenome schultz
eu queria saber se eu tenho facilidade de entrar em alguns paises...