domingo, 2 de agosto de 2009

IELTS está Chegando!!!

Olá, amigos!

Nesta sexta-feira dia 31/07/2009, fiz a inscrição para o IELTS. Tenho agora aproximadamente 20 dias para me afinar no inglês e meu propósito é estudar todos os dias. Fazer os simulados e tudo o mais que for necessário para poder conseguir as notas exigidas pelo Consulado do Canadá.

Para quem não sabe, o IELTS é uma prova que certifica a proficiência (capacidade de entender e se fazer entender) em língua inglesa. Ele é aplicado por três entidades: a Universidade de Cambridge, o British Council e o IDP: Education Australia, através de seus parceiros. No meu caso, a entidade aplicante é a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, e a prova será em Curitiba, dia 23/07. O valor da inscrição foi R$ 415,00 (parece um padrão no Brasil, pois consultei o preço em outras cidades, como Florianópolis e São Paulo), e para se inscrever, deve-se levar 1 foto atualizada 3x4 e um xerox da identidade.

Cada candidato pode fazer 2 tipos de prova: Academic (para interessados em estudar no exterior) e General Training (para propósitos de trabalho ou imigração). No meu caso, me inscrevi para o General Training.

A prova é dividida da seguinte forma:
  • Listening Test (30 minutos): 4 seções, em um total de 40 questões, onde você escuta as gravações e responde perguntas sobre elas. As duas primeiras são focadas em questões sociais, a primeira é um bate-papo e a segunda é um monólogo (palestra, por exemplo), a terceira é como um bate-papo entre 2 ou 3 pessoas sobre questões educacionais ou treinamento e a quarta é um monólogo. Você escuta cada uma das seções em separado - somente uma vez - e vai preenchendo as respostas à medida que vai ouvindo. No final, você tem um tempo para passar a limpo as respostas.
  • Reading Test (60 minutos): 3 seções, em um total de 40 questões, onde você lê textos e responde perguntas sobre eles. Os textos variam de comprimento, de 500 a 900 palavras, normalmente. São retirados de jornais, revistas e outros periódicos. Aqui entram as famosas questões de respostas TRUE/FALSE/NOT GIVEN, que podem dificultar o humor do freguês, dependendo do caso.
  • Writing Test (60 minutos): 2 seções. Na primeira, você deve escrever uma redação em torno de 150 palavras (20 minutos mais ou menos) e na segunda, em torno de 250 palavras (40 minutos). A primeira redação normalmente deve ser a resposta ou uma solicitação de informação sobre um determinado assunto. Na segunda, é apresentado a você um ponto de vista e você deve discorrer sobre até que ponto discorda ou concorda (fraco, né?)
  • Speaking Test (11 a 14 minutos): 3 partes. Na primeira parte, o candidato e o examinador vão se apresentar e conversar sobre assuntos básicos, como família, lar, trabalho, estudo e pontos de interesse comum (4 a 5 minutos). Na segunda parte, o candidato deve falar sobre um tema específico, dado pelo examinador. Tem-se 1 minuto para se preparar (fazer anotações) e depois, 2 minutos para falar. No final, o examinador pode fazer 1 ou 2 perguntas sobre o assunto falado. Na última parte, o examinador e o candidato entram em discussão sobre temas mais aprofundados, relacionados ao assunto anterior. Esta discussão leva em torno de 4 a 5 minutos.
Então... é isso. Facinho, né? O Consulado do Canadá recomenda fortemente esta certificação como parte da documentação a ser enviada e considera "fluente" a pessoa que conseguir score 7,5 no Listening e 6,5 no restante. A pontuação varia de 1 a 9. Ninguém tira zero. Só se não aparecer para fazer o teste.

Agora, é correr para conseguir alcançar estes scores, pois se não conseguir, terei de me inscrever para um novo teste em São Paulo (lá tem prova todo final de semana) e desembolsar mais R$ 415,00. Vamos torcer!!! Vamos orar!!! Vamos estudar!!!

4 comentários:

Ursos no Canadá disse...

Oie... td bem?
Nosso blog está pronto!
http://ursosnocanada.blogspot.com/
Ale & Ronaldo.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Com preparação e calma, tudo vai dar certo no teste. Não se preocupem.

E a vida segue...

Ursos no Canadá disse...

Oie... desculpe a curiosidade, mas faz mais de 50 dias que enviamos os formulários e até agora nada!
Gostaria de saber + ou - o horário que vcs receberam o e-mail para que eu não abra o meu e-mail de 2 em 2 segundos...rs...aiaiaiai que ansiedade!!!rs
God bless you!

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá, tudo bem?

Boa sorte!!!! Sei como são estressantes os dias que precedem essa prova, mas vá confiante, dará tudo certo... Deus os abençoe!!!

Forte abraço

Rosi