sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vai Começando a Rotina no Canadá


Bonsoir, Povo de Deus

Agora, já temos Internet no apartamento. Então, espero que as atualizações do post voltem a ser mais frequentes. Então: este post de hoje é para dizer como estão indo as coisas até hoje, quando completo 3 semanas de Canadá.

A vida aqui em Montréal está muito bacana, não está frio ainda, os dias têm sido entre 3 a 8 graus, com picos de 10, 11 graus em alguns momentos do dia. A correria vai lentamente se transformando em rotina à medida que as melancias vão se encaixando na caçamba do caminhão.

As novidades:
  • Todas as coisas que se precisa fazer aqui, primeiro precisa agendar um Rendez-vous (horário de atendimento). Se você não tem o rendez-vous, eles simplesmente não atendem. Então, é melhor ligar antes, marcar o rendez-vous e depois aparecer. No começo, eu aparecia e dava com a cara na porta. Eles só agendavam o rendez-vous. Ninguém atende.
  • Já chegou o cartão do NAS (SIN), e muitos recomendam deixá-lo em casa. No entanto, a senhora que atende no Ministére d'Immigration me recomendou que eu andasse com ele o tempo todo, ou que eu soubesse o número de cor. Sei lá. Só sei que nos folhetos do Service Canada, responsável por emitir o NAS, diz que é ilegal solicitar este número a você, qualquer que seja a razão, exceto em caso de trabalho.
  • Teve uma festa de halloween aqui, mas foi só de brasileiros, em Ile Perrot. Um lugar lindo, mas longe demais! Mais de 1h de carro. A festa foi tipo um carnaval, com muita dança e gente fantasiada e comida. Foi uma experiência interessante...
Já tenho Internet e TV a Cabo aqui em casa. A instalação foi rápida e o técnico é muito atencioso. Ele explica o funcionamento do aparelho e de todos os planos que você pode ter. E todas as configurações do seu plano você pode fazer pela Internet. A empresa que contratei foi a Videotron. E já tem canais HD. Bem legal!
  • Comecei o curso de francês no Centre Saint-Paul em La Salle, e as aulas são muito legais também. O professor deve ser formado em letras, pois conhece muitos idiomas e fala sobre as especificidades de cada uma das línguas. A sala é cheia de imigrantes e cada dia é uma novidade. Para se matricular no curso, deve-se agendar o rendez-vous e no dia você faz uma prova para ver seu nível de francês. O meu foi nível 3, em uma escala de 1 a 8. Então, você marcha com $ 48,00 pila, mais $10 da apostila (paga no dia), e é isso por 1 semestre. As aulas podem ser de manhã, tarde ou noite. No meu caso, peguei à noite por causa do trabalho, e o horário é das 5 da tarde ás 9 e meia da noite. Está me ajudando muito.
  • Fui no rendez-vous da imigração, que é aconselhado já no landing para os que chegam com o CSQ, mas para mim, que não tenho, tive de me virar sozinho. Então, cheguei lá e perguntei: "você fala inglês, pois meu francês é péssimo...". Ela disse: "Pra que falar inglês, tchê, se nós estamos no Quebec, que barbaridade!!!". Fiquei quieto. Então, ela perguntou. Sabe do curso de francês? Sei...já estou estudando. Sabe como arrumar casa pra morar? Sei... Já tenho apartamento alugado. Sabe como arrumar trabalho? Sei... já estou trabalhando. Então, ela disse: o que você tá fazendo aqui? Cai fora... Então, peguei os formulários para receber os valores do governo do Quebéc e do Federal para cada filho e caí fora. Mas ela falou uma coisa importante: disse que preciso urgente do contrato de aluguel (bail) e que este contrato será como um CSQ, pois comprova minha intenção de me estabelecer no Québec. Ainda não tenho este contrato, pois está trancado na imobiliária, mas quero resolver isso ainda esta semana.
  • Quanto ao aluguel, a questão foi a seguinte: os contratos são sempre de 1 ano, vencendo em junho. Se você quer sair antes disso, você precisa arrumar alguém para ficar no teu lugar, é o que chamam de passe de bail. E eu fui o felizardo que recebeu um passe de bail. Porém, como ainda não havia assinado o contrato de trabalho aqui, um colega assinou como fiador, mas a imobiliaria acabou não aceitando ele como fiador. Tudo isso esta semana. Então, como já tenho agora o contrato de trabalho assinado, não preciso mais de fiador e quero pegar logo este contrato de aluguel.
  • Comprei móveis na Ikea, a loja mais badalada aqui do Canadá. Foi muito legal e eles são muito organizados. Creio que vou fazer um post exclusivo sobre eles. Depois, de noite, fiquei montando tudo com um manualzinho que vem junto. Não tem erro! É impressionante...
  • E finalmente, quanto ao trabalho, recomecei a trabalhar aqui no Canadá esta semana. Vou pegar projetos de BI. O horário é interessante: você chega entre 08h30 e 09h30, e sai entre 04h30 e 05h00 (já é noite escura). Se tiver coisa pra entregar, pode espichar um pouco mais. Porém, ninguém almoça. No máximo, param 5 a 10 min para comer algo que trouxeram de casa. Senta todo mundo na sala de reunião e comem juntos. O salário é pago a cada 15 dias. Ainda não sei o que será descontado em termos de imposto e outras deduções. Depois digo...
  • A rotina é essa: acordo às 7h todo dia, saio 8h34, para pegar o ônibus 168 de 08h36, chego no serviço perto das 9h, na estação McGill. Saio às 5h, desço até o shopping, que fica do lado do metrô, janto, ligo o micro e conecto Wireless na praça de alimentação, falo com a Cris e as crianças (no Brasil são 08h30, 9h da noite), pego o metrô para a estação Lionel Groulx, desço, pego o 191 para a Rue Notre Dame, tenho aula de francês até às 9h30, chego em casa ás 10h30, vejo os e-mails, escrevo no blog, durmo... Às vezes, acordo mais cedo para correr.

E seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!! Falta pouco para a Cris e as crianças e o gordo estarem aqui! Estou louco de saudades.... Ainda não fiz turismo aqui no Canadá, mas o que era novo já vai lentamente virando a vida cotidiana...

Abração e a Paz

6 comentários:

Carol disse...

Oi, é a primeira vez que li seu blog, eu e meu marido estamos em Ottawa a 8 meses. Me senti como vc na rotina com os minutos contados para não perder o onibus :)
Tudo de bom,

:) Família Feliz :) disse...

Progresso e mais progressos, parabéns! logo a Cris e as crianças estarão com vc e a rotina será mais bacana ainda!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que bom que as coisas vao a mil por ai. Meus parabens e tudo de bom pra voces todos.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Ola Igor e Cris,

Parabéns pelo blog muito bem detalhado com bastantes informações. Lendo os relatos , mais específico do Igor, gostaria de perguntar como foi a sua busca por emprego por ai, procurei algum relato em post sobre a busca do 1 emprego mais não achei. Sei que esta tudo bem corrido por ai, por isso não tem urgência em responder, estou aguardando o processo federal para Quebec ainda então tenho mais ou menos 1 anos de Brasil, com esse tempo queria traçar melhor meus objetivos para uma imigração feliz e bem sucedida, e fazer novos amigos, por que não certo?rs
Bom é isso ai, obrigado desde já e sucesso e garra para vocês!

Eduardo e karina
eduprado@gmail.com

Lupatinadora disse...

A vida entrando na rotina é um ótimo sinal!

Emanuelle disse...

olá, adorei o blog da família Schultz, está me ajudando muito em minha preparação pra viagem!!! estou indo pra Montreal em 30/01 e ficarei em Dorval. Chegando ai quero me matricular em um curso de francês e queria saber se o que vc está fazendo, em La salle, fica perto de Dorval..outra coisa: estou indo como turista, você sabe se pra matrícula eles pedem esse tal de CPR ??? desde já agradeço muito a atenção, e sigamos firme com passos de quem sabe onde quer chegar!!!! Emanuelle
emanuellelela@yahoo.com.br