sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Missão Continua!

Oi, Pessoal

Gostaria hoje de falar de um grupo de amigos que está nos acolhendo de forma muito legal aqui em Montréal. Não podia deixar de ser: os nossos irmãos em Cristo Jesus. Temos aqui duas comunidades, que de certa forma são uma só: os Adventistas do Sétimo Dia, da igreja Luso-Brasileira de Montréal, e o grupo Nossa Fé, da Igreja Católica, paróquia Santa "Cruiz", de portugueses de Portugal.

Como somos católicos, estamos participando do coral, onde já conhecíamos também um casal que eram nossos amigos em Curitiba. O Matheus já está tocando bateria e eu, a Cris e a Tata estamos cantando juntos nas missas dos domingos. O Pe Zé Maria nos acolheu muito bem e nos fez sentir em casa, já colocando todos para trabalhar, com leituras e participação na liturgia da missa. Também costumamos frequentar os cultos adventistas aos sábados, onde sempre somos bem acolhidos e nos juntamos para um almoço.

Porém, o mais interessante é que todos os cristãos se conhecem e se ajudam aqui em Montréal. isso é muito bom, pois a dureza de coração deste povo daqui é impressionante e altamente contagiosa. Portanto, se você não tiver sempre à sua frente a lembrança de sua necessidade de crescer espiritualmente, você vira uma rocha mesmo. A cultura secular é muito forte. Graças a Deus, temos esta comunidade que está nos ajudando muito. Muitas pessoas, tanto católicos quanto adventistas, moram perto de nossa casa, o que está nos ajudando a decidir por ficar aqui na Ile des Soeurs (ilha dos brasileiros, como está sendo já apelidada). Espero que logo eu possa estar ajudando novos imigrantes ou mesmo mais pessoas que precisem, pois é indescritível o senso de desprendimento dos imigrantes daqui. A gente se sente muito seguro.

Existe também a paróquia Santa Marguerite-Bourgeouis, que fica a uma quadra de casa. Meu sonho realmente era participar desta paróquia, mas eles só falam francês e eu estou capengando ainda... já fomos assistir a uma missa e foi muito legal. Ao contrário do que eu imaginava, muitos jovens, casais de meia idade com filhos adolescentes, e casa cheia! Havia música litúrgica e ela me lembrava os cantos de Taizé, uma comunidade francesa a qual temos um CD muito bonito.

Então, é isso: como dizemos no Cursilho em Curitiba, os cristãos nunca se despedem: têm um encontro marcado aos pés do sacrário... Estamos sempre juntos quando estamos em oração, pois o que nos une é Eterno.

Abração e a Paz
Igor Schultz

4 comentários:

É Nóis no Canadá disse...

oi Amigos...
Mto bom falar com vcs, ver que estão bem e se adaptando!
Estamos mto felizes por vcs!
Queremos aproveitar p/ lhes desejar um Feliz e Santo Natal e que em 2011 nosso amigo JC seja presença contante na vida de nossas famílias, assim certamente seremos felizes!
Beijos

:) Família Feliz :) disse...

Boas novas sempre! ficamos felizes que sua família tenha encontrado uma comunidade cristã tão boa como essa, acolhedora e fraterna!
Feliz natal e próspero ano novo para sua família,
Bjs Cristine

Eu, Bola, Nariz e Maluco disse...

Igor, que alívio foi ler esse seu post!

Eu e minha esposa estamos "estudando" a possibilidade de imigração, e como membros ativos da Igreja aqui em SP, pesava muito a decisão de deixar a nossa comunidade e nosso trabalho na paróquia que frequentamos.

É muito lhe pedir seu email para tirar algumas dúvidas?

Obrigado,

Alex.

Anônimo disse...

Olá Igor e Cris! Também ficamos muito aliviados ao ler este post. Foi a primeira vez que li sobre a igreja católica no Canadá e eu estava com bastante receio de não ter locais para participarmos qdo chegassemos por aí.
Gostaria de saber mais detalhes do grupo, dos encontros.. Tem atividades para nossos adolescentes?
Obrigada pela partilha e se puder continuar escrevendo sobre este assunto seria muito bom..
Abraços,
Juliana e família
junurse.canada@yahoo.com.br