terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Descontos em Folha de Pagamento

Olá, Pessoal

Aqui estou eu novamente, mostrando a todos que estou vivo ainda... Não congelei completamente. Na verdade, estamos com tantas atividades a fazer que está realmente difícil de trazer as informações para o blog. Porém, temos muitos assuntos para discutir e muitas coisas legais estão por vir. Portanto, veuillez patient e perdoem este que vos fala...
O assunto de hoje são as deduções em Folha de Pagamento. Quando eu estava procurando emprego, sempre me perguntava: quanto será que vai ser o meu salário líquido? Nunca soube responder. Agora que estou me acostumando com o trabalho aqui, posso ter uma idéia e passar para todos como funciona a folha por aqui.
A grande verdade é que o Québec possui uma das melhores políticas sociais e de distribuição de renda do Canadá, comparada à de países como a Noruega e Dinamarca. Porém, isso não é de graça, pois a gente paga do nosso bolso... Então, vamos ver como funciona:
Pegue seu salário bruto e deduza o seguinte:

1) CPP - Canada Pension Plan - Plano de aposentadoria do governo

É retido na fonte sempre que as seguintes condicoes forem atendidas:
- empregado entre 18 e 70 anos de idade
- possui emprego com pensão durante o ano
- não recebe ainda pensão de aposentadoria

Valor de contribuição: é determinado por ano, atraves de uma tabela. Para 2011, está em 4,95%, com teto maximo de contribuição anual de 2.217,60.

No Quebec, é deduzido o QPP (Quebec Pension Plan), ao invés do CPP.

2) QPP - Quebec Pension Plan - Plano de aposentadoria do governo do Quebec

Apenas o cálculo é diferente:

O percentual de contribuição também é 4,95%, mas você precisa subtrair o valor básico de isenção do QPP, que para 2011 é 3.500,00, dividido pelos períodos de pagamento. No meu caso, tenho 24 períodos de pagamento por ano, pois meu salário é pago quinzenalmente.

Assim, a fórmula fica:

QPP = 4,95% x (Isenção/Períodos_pgto).

3) EI - Employment Insurance (seguro-desemprego)

O governo do Canadá oferece apoio financeiro para as pessoas desempregadas, doentes, grávidos, que adotaram crianças ou que precisam cuidar de um membro da família seriamente doente. Confira a tabela de dedução.

Para calcular, toma-se o valor bruto e deduz-se 1,41% (valor constante da tabela para 2011). Teto maximo de contribuição anual de 872,51 (Québec e Federal sao diferentes)

4) QPIP - Quebec Parental Insurance Plan
É um fundo destinado a você poder passar mais tempo com sua família durante os primeiros meses de maternidade ou paternidade. O governo paga parte do seu salário enquanto você fica com sua família. À medida que o tempo passa, no entanto, esse pagamento vai se reduzindo até chegar a quase 50% do que você ganhava. Aqui no Québec, a mulher que trabalha tem 1 ano de licença maternidade e o pai tem 5 semanas, que podem ser gozadas separadamente no período de 1 ano. Tambem é calculado com base em uma tabela. Para 2011, é 0,537%
5) Imposto de Renda Federal - Retido na Fonte
É deduzido através de uma tabela progressiva, assim como é feito no Brasil;
6) Imposto de Renda do Québec - Retido na Fonte
Mais uma tabela progressiva, como é feito no Brasil.
Bem, no meu caso, para concluir, estou tendo um desconto de aproximadamente 40% no valor da Folha. Então, se ganho, por exemplo, 1.000 dólares por mês, o valor que realmente cai na conta é de 600 dólares. Creio que deverá haver um ajuste do imposto retido na fonte. Porém, vou colocar o post quando entender melhor como funciona a declaração de ajuste.
E vamos seguindo pagando imposto, mas com passos firmes de quem sabe onde quer chegar... E viva a distribuição de renda!!!
Abração e a Paz

2 comentários:

Sandro disse...

Igor,

Vc sumiu.... k k k.

Só lembrando que a restituição do imposto de renda é gorda, principalmente para quem tem filhos.

Diferente do Brasil onde vc paga um monte e no final do ano tem que rebolar pra não pagar ainda mais.

Mas, aqui também é uma arte fazer declaração do imposto de renda. Às vezes é preciso ajuda externa!

Um abraço,

Sandro
Os patos migram em bando

Lupatinadora disse...

Ainda não me dei ao trabalho de descobrir o que querem dizer as siglas dos meus descontos em folha!

Infelizmente o salário veio bem menos do que eu imaginava - até porque eu dividi na minha cabeça o salário anual por 12 meses mas, como se recebe a cada 15 dias, são na verdade 13 "meses".

Pior é a data do pagamento não coincidir com as datas de vencimento das contas!