segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dinheiro para as Crianças

Olá, Pessoal
Agora que todos já sabem que temos um filhote, gostaria também de compartilhar algumas outras informações sobre os benefícios que temos recebido do governo do Québec e do Canadá pelas crianças.
  • Child Tax Support: este benefício é pago pelo governo do Canadá. Você recebe um valor como auxílio para criar as crianças. O valor é pago mensalmente e para receber você precisa preencher e enviar os formulários de solicitação, informando sua renda no ano anterior, mesmo que seja no Brasil. Posteriormente, eles vão ajustar o valor conforme a sua primeira declaração de imposto de renda do Canadá, no final de Abril. Os formulários podem ser encontrados no Ministére d'Immigration ou no Service Canada;
  • Soutien aux Enfants: este benefício é pago adicionalmente pelo governo do Québec. O valor é pago a cada 3 meses também conforme a renda declarada. O valor é ajustado posteriormente com a declaração do imposto de renda do Québec. Porém, tem que haver cuidado com isso. Neste ano, por alguma razão, o pessoal do Revenu Québec (ministério da receita do Québec) perdeu a declaração de minha esposa, e eu só fui saber que isso aconteceu quando o cheque dela não veio. Então, tive de ir até o Revenu Québec para resolver isso e praticamente efetuar a entrega da declaração novamente.
  • Congé Parental: trata-se de um direito a folga de trabalho (não-remunerado) para cuidar do novo nenê. Durante as primeiras 52 semanas após o nascimento do bebê, é possível para a mãe e o pai compartilharem algumas semanas juntas. O governo garante que a empresa te manterá no mesmo emprego, com o mesmo salário, e paga até 75% do que você ganha regularmente (conforme a modalidade de licença e o prazo). Eu tirei 7 semanas e gozei 5 logo que o nenê nasceu e outras duas vou gozar quando formos para o Brasil no final do ano. Porém, a qualquer momento, eu posso solicitar mais semanas para o governo do Québec, desde que não passem as 52 semanas após o parto.

Para o novo nenê, quando ele nasceu, já recebemos os formulários do governo do Québec para fazer o registro, e junto com estes formulários, vem também a autorização para que o Directeur de l'Etat Civil do Québec (espécie de Instituto de Identificação) possa encaminhar a certidão de nascimento para o Revenu Québec (para o Soutien aux Enfants), para o Service Canada (para elaborarem o NAS), para a RAMQ (para o seguro-saúde do Québec). Então, quando a gente sai do hospital, quase tudo está resolvido. Mas como os correios estavam de greve até alguns dias atrás, a entrega de documentação está bastante atrasada e muita coisa ainda não chegou para nós. Então, assim que tivermos mais notícias, vamos comunicando....

E continuamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar (agora, com mais 2 pernas!!!)

Abração e a Paz

Um comentário:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Esse dinheiro vem bem a calhar e ajuda bastante. Parabéns pelo baby e muitas felicidades.

E a vida segue...