terça-feira, 11 de outubro de 2011

Imigração: Uma Ameaça à Cultura do Québec?

Olá, Povo de Deus

Esta semana saiu o resultado de mais uma pesquisa realizada internamente no Québec sobre o impacto da imigração sobre a cultura do Québec... A maioria dos nativos acredita que a imigração é uma ameaça à cultura québecoise (42%). Porém, muita gente também (39%) ache que a imigração está ajudando a enriquecer a cultura local. Bem, os locais mais xenófobos foram as cidades com pouco fluxo imigratório, como Sainte-Agathe-des-Monts, próximo ao parque nacional de Mont-Tremblant. As localidades que mais aceitam os imigrantes são as municipalidades de Outremont e Ville Mont-Royal (65%, ambas anglófonas), aqui em Montréal. Particularmente, estávamos discutindo esta questão em um jantar neste feriado de Ação de Graças aqui, e em minha empresa, existem 2 pessoas nascidas no Québec e mais de 30 que são imigrantes. Tem gente de tudo quanto é lado... E se eu puder dar uma opinião humilde, o que vejo aqui em Montréal é que o único esforço de aculturamento dos imigrantes é aprender o francês. E olhe lá. De resto, cada um vive conforme a sua cultura, ou existe uma miscigenação de culturas, o que é o mais provável que aconteça em um país aberto à imigração. O Québec é como o Brasil há 200 anos atrás. Se olharmos para o nosso país agora, o que sobrou dos portugueses e indígenas? Pouca coisa, pois sua cultura foi misturada com a dos povos imigrantes, em sua maioria europeus, africanos e asiáticos. Então, hoje vivemos no Brasil o que acredito que acontecerá no Québec daqui a alguns anos. E não serão 200 ou 300 anos, mas poucos anos, pois hoje em dia as coisas acontecem muito mais rápido. E aqul a maioria são indianos, chineses e árabes.

A pesquisa foi realizada com pessoas entre 40 e 59 anos. O curioso é que a maioria das pessoas entrevistadas (47%) admite se sentir feliz caso seu filho(a) venha a se casar com um cônjuge de uma outra cultura. 44% dos que responderam esta questão admitem que uma união intercultural é perigosa...

E vamos seguindo com passos firmes, cada vez mais multiculturais, de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

3 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Há muito tempo os resultados são os mesmos nessas pesquisas em Quebec. Quem está certo? Talvez nunca saberemos.

E a vida segue...

Lu e Mar disse...

Bom dia Igor!

Muito interessante o post. Este tipo de informação é bom para podermos confrontar com outros dados.
O difícil de que maneira, com situações opostas, saber o que é mais correto :-).

Abraços nossos.
Marcelo e Lu

Anônimo disse...

O certo seria fechar as portas da imigraçao daqui e reabrir daqui 30 anos!! (digo no Quéebec).

Mais da medade daqui estariam mortos por causa da idade, as empresas estariam implorando empregados e eles estariam atrasados tecnologicamentes.

E o Québec estariam pagando para as pessoas imigrassem para ká!!

Esse Québec nao sabe o que quer!! hehehe

Abraços,
Richard Sbalqueiro

www.sbalqueironocanda.blogspot.com