terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comprovar Residência no Brasil?

Gente do céu...

Depois de ter falado um pouco sobre como fazer a documentação brasileira do bebê nascido no Canadá, chegamos finalmente ao tal do Cartório de Primeiro Ofício... com os documentos que haviam sido solicitados quando recebemos a certidão do consulado de Montréal.

Ao chegar no cartório, a moça nos informa: "ah, você precisa de um documento de identidade de cada um dos pais..." - beleza - "... e um comprovante de residência." Ops! A gente não reside no Brasil, por isso estamos aqui para registrar um bebê estrangeiro... "Ah, onde vocês estão hospedados? Você pode escrever uma declaração onde o seu anfitrião diz que vocês residem na casa dele..." Mas a gente não reside, a gente vai ter que mentir? "É, assim que é passado pra gente. Esse é o regulamento do nosso cartório, quer dizer, dos cartórios da região metropolitana, quer dizer, do estado do Paraná, sei lá...." Mas a gente não mora aqui. "Bem, então, tem um cartório geral em Brasília... vocês podem enviar a documentação para lá..." Cuméquié? Desisto...

Ficamos indignados, pois foi criado um regulamento que obriga a criar uma declaração falsa. Porquê isso!!!? Além disso, não avisaram nada disso pra gente. Agora, vamos ter que criar a tal declaração ou correr atrás do tal do cartório de Brasília???

Mas não vamos esmorecer, eheheh... Seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abração e a Paz

4 comentários:

Marilia disse...

mnaglytCalma, estas coisas acontecem...como provar se nao moram? Eu sempre dou o endereco da minha irma e para la vai a correspondencia q preciso.Simples assim. Eh impossivel manter 2 residencias em 2 paises e nos dividirmos em 2, a nao ser, qdo as pessoas tem varias casas e muitos familiares.

Marilia disse...

Calma, estas coisas acontecem...como provar se nao moram? Eu sempre dou o endereco da minha irma e para la vai a correspondencia q preciso.Simples assim. Eh impossivel manter 2 residencias em 2 paises e nos dividirmos em 2, a nao ser, qdo as pessoas tem varias casas e muitos familiares.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Esse Brasil é brincadeira mesmo. Hehehe.

E a vida segue...

Lupatinadora disse...

Eu tenho "comprovante de residência" na casa da minha mãe, que é pra onde vão meus extratos do banco.

C'est Brésil!