terça-feira, 6 de março de 2012

Ajuda Financeira do Québec aos Estudos

Olá Pessoal!

Este governo do Québec é uma mae, mesmo... A última novidade foi a ajuda financeira aos estudos (AFE). É um incentivo que o governo dá para as pessoas que estudam em tempo integral e possuem filhos com menos de 6 anos. O governo entende que, como estas pessoas nao podem trabalhar, visto que precisam cuidar dos filhos, elas precisam receber dinheiro para estudar, de modo a poder colocar seus filhos nas garderies, daycares, ou creches. A Cris aplicou e conseguiu receber o dinheiro, que vem parceladinho enquanto durar o curso. Vamos colocar alguns detalhes do negócio aqui:

Primeiro, é importante saber que a ajuda financeira é composta de dois valores. Um empréstimo e uma bolsa. O empréstimo deverá ser devolvido no final do curso, mas a bolsa é um dinheiro só seu. É o seu salário por estudar. A coisa funciona assim:
  1. Você precisa estar cursando disciplinas que dao direito a créditos estudantis. Pode ser qualquer curso em universidades conveniadas. No caso da Cris, a McGill University. É necessário fazer disciplinas que deem um minimo de 6 créditos por período de curso. Como cada disciplina do curso de inglês part-time dava 3 créditos, a Cris está fazendo 2.
  2. Entao, você deve procurar a secretaria responsável pela ajuda financeira. No caso da McGill, fica na Rue McTavish. Uma subida contra o vento gelado da montanha (Mont Royal) que a gente só sobe porque se trata de receber dinheiro. E o prédio ainda é o último da rua. Na secretaria, você será informado dos procedimentos e recebe os formulários do governo.
  3. Você deve preencher os formulários e entregar junto diversos documentos informando sua situaçao: certidoes de nascimento dos filhos (nao precisa traduçao), IMM1000 (papel marrom da imigraçao), PR-Card (carteira de residente permanente), Carteira de Assurance Maladie (seguro-saúde do governo), entre outros. Tá tudo explicadinho no manual que você recebe na instituiçao de ensino.
  4. Depois de tudo preenchido e a documentaçao providenciada, leve tudo para a mesma secretaria da instituiçao de ensino onde você recebeu os formulários. Eles precisam avaliar se o formulário foi corretamente preenchido e se a documentaçao está correta. Leve fotocópias e originais da documentaçao, pois eles precisarao autenticar na hora;
  5. Depois de verificado na instituiçao de ensino, enfia tudo em um envelope e mande para o governo, no endereço indicado no manual;
  6. Você pode acompanhar o andamento do processo se cadastrando no "Dossier en-ligne" (registro on-line) no site da AFE. Para se cadastrar, você precisa ter um código permanente de aluno, que é atribuído a você pelo governo do Québec. Este código é fornecido pela instituiçao de ensino.
  7. Um belo dia os caras mandam um e-mail dizendo que você vai receber dinheiro. Leva de 4 a 6 semanas. Entao, eles avisam que o seu certificado de aprovaçao para receber o valor está disponível na instituiçao de ensino. Vá lá buscar...
  8. Com o certificado, você pode ir aos bancos conveniados: Royal Bank of Canada (RBC), Caisse Populaire Desjardins, Banque de Montréal, Banque Nationale, e abrir uma conta de estudante. Nao paga nada. Você ganha a conta, uma poupança, um cartao de crédito, e o banco já informa o governo sobre a sua conta. Em alguns dias, o dinheiro entra. Porém, quem faz o empréstimo é o banco. A bolsa é paga pelo governo e o dinheiro é seu, mas o empréstimo precisa ser devolvido posteriormente ao banco.
E eu estou orgulhoso, pois a Cris foi ao banco e abriu a conta sozinha! Tudo em inglês, que tal....

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz

Um comentário:

Logbook de vinhos disse...

Muito interessante!
Igor, aproveitando a oportunidade, gostaria de dizer que eu e minha esposa temos acompanhado seu blog a um bom tempo, justamente porque também estamos com o processo federal em andamento desde maio do ano passado, o prazo que nos deram foi de 14 meses, ou seja estamos em vias de ser chamados para exame médico, gostei deste artigo porque minha esposa provavelmente irá fazer a mesma coisa, nós também temos uma criança com menos de 6 anos, a minha mais nova tem 1 ano e 3 meses e a mais velha 13 anos.
Sou da area de TI também, e pra mim seria muito legal ter alguém como contato, e referência para algumas dicas para os primeiros passos ai nessa terrinha gelada... :D
Grande abraço e boa sorte no seu novo emprego!!