terça-feira, 24 de julho de 2012

O Québec faz Bonito em Ecologia

Allo, povo de Deus!

Passei hoje aqui só para dizer que a província do Québec conseguiu reduzir o número de sacolas plásticas à um bilhão em 2010. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Recyc-Québec para confirmar uma suspeita: conseguimos alcançar a meta de reduzir pela metade a utilisação deste tipo de sacola entre 2008 e 2012. Como em 2008 havia 2,2 bilhões de sacolas em uso, a meta foi atingida antes do prazo. Parabéns a todos que, como nós, utilizam sacolas retornáveis (temos duas inclusive estampadas com as calçadas de nossa amada Curitiba) e colaboram para essa redução.

Uma das medidas tomadas por aqui foi cobrar 5 centavos por cada sacola na maioria dos supermercados e lojas. Como uma sacola retornável custa em torno de 70 centavos de dólar, você recupera o investimento logo, logo. O que eu ainda não consegui responder é sobre os sacos de lixo. Como não temos muitas sacolas de plástico em casa, temos que comprar sacos de lixo para colocar o lixo, e estes sacos também são de plástico... Não é uma contradição? Ainda estou me perguntando sobre isso....

No Brasil, para se ter uma idéia, usam se aproximadamente 15 bilhões de sacolas plásticas por ano. Claro: a população é maior, isso deve ser considerado. Mas existe algum plano de redução?

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abração e a Paz

Nenhum comentário: