quarta-feira, 25 de julho de 2012

Queda dos Crimes no Canadá em 2011

Olá, Pessoal!

Depois de diversas semanas sem escrever uma linha, finalmente, resolvemos nos pronunciar, pois muitas notícias boas têm acontecido aqui e assim ficamos com vontade de compartilhar! Esta saiu no jornal Metro de hoje: Baixaram os crimes no Canadá em 2011. Conforme o Statistique Canada (o IBGE deles aqui), os crimes diminuíram em cerca de 6% neste ano. E esta é a oitava baixa consecutiva no nível de crimes, chegando ao nível mais baixo desde 1972. No entanto, mesmo com esta diminuição geral, o número de homicídios aumentou em 7%, ficando aproximadamente a 1,7 homicídios a cada 100.000 habitantes (no Brasil, isso gira em torno de 25 a 26). Veja a lista de algumas províncias em relação ao crime:
- Alberta: baixou 9%, a maior baixa do Canadá
- Québec: baixou 4%, na média
- New-Brunswick: 6% na média
No dia-a-dia, o que a gente observa é que não tem jogo ganho. Por exemplo, se você chama o 911, vem sempre um policial, uma ambulância ou um bombeiro, o que estiver mais perto. Depois, chegam os outros. Tem posto de polícia e bombeiro pra tudo quanto é lado e os caras não abandonam um caso até resolverem.

A gente fica impressionado realmente com o trabalho preventivo da segurança pública aqui em Montréal. Como os caras não "têm muito o que fazer", pois o crime é pequeno, eles se dedicam a prevenir ações criminosas de tudo quanto é tipo. Coisas que no Brasil seriam consideradas perda de tempo e de dinheiro, aqui são investimentos em prevenção de crimes. Por exemplo: na semana passada, a polícia estava fazendo blitz nas ciclo-faixas para pegar os caboclos que cometiam crimes contra o código de trânsito local. A saber:

- Andar de bicicleta com fones de ouvido: 52 lascas;
- Não parar no sinal fechado ou em ligne d'arrêt: 37 lascas;
- Bicicleta sem refletores: 37 lascas;
- Andar de bicicleta na calçada: 37 lascas;
- Bicicleta na contramão: 37 lascas.

Claro que o primeiro impulso é comparar com o Brasil, mas tem que se ter cuidado. O Brasil precisa da polícia reativa ainda, pois a quantidade de crimes é muito grande. Mas creio que com ações direcionadas a combater a corrupção, implementar políticas de meritocracia, e investimentos em infraestrutura e salários, ou seja, praticamente tudo, poderemos sim também no Brasil termos uma segurança mais preventiva.
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz

Nenhum comentário: