terça-feira, 28 de agosto de 2012

Testando o Train de Banlieue

Allo, Povo de Deus
O "banlieue" é a regiao que fica em volta de uma metrópole principal, como Montréal. É a melhor traduçao em francês para a palavra inglesa "suburb", mas nao cai bem com o português "subúrbio". Esta palavra descreve os locais bem distantes do centro, onde se pode morar com tranquilidade e muita qualidade de vida, mas em um lugar como Candiac, dá até pra ouvir a grama crescendo...

E aqui na regiao de Montréal, a Agence Métropolitaine de Transport (AMT) disponibiliza uma rede de trens e ônibus que levam para o banlieue, indo para várias direçoes. O trem é sensacional, muito limpo, confortável e silencioso. Daqui de casa até o centro de Montréal (estação de metrô Lucien L'Allier) leva un 40 minutos. Veja o mapa abaixo. A nossa linha é a amarela. Pegamos o trem na estação Candiac, que fica à menos de 5 minutos de carro de nossa casa.


O que precisa prestar atenção em relação ao trem é a grade de horários. Existem algumas linhas, como a nossa, em que o trem não passa toda hora. Ele vem pro centro algumas vezes de manhã e volta para Candiac algumas vezes à tarde. O último trem para casa é às 18:20. Depois, só de ônibus, e o horário também é restrito, mas mais disponível. Assim, por exemplo, ao se escolher um lugar para morar no banlieue, é importante saber se os horários do trem serão compatíveis com as atividades que a gente tem no dia, que não são somente ir e voltar do trabalho, mas também podem ser levar as crianças para a escola, o bebê para a garderie, algum esporte, atividades sociais ou na igreja, etc. O que normalmente o povo faz é ir de carro ou bicicleta até a estação e deixar seu transporte lá para pegar o trem, apesar de que é possível viajar com a bicicleta no trem em alguns horários. É possível também pegar um ônibus para ir até a estação, cujos horários são sincronizados com os horários do trem.

Preços:
O trem é pago como o metrô. Pode-se comprar um passe mensal ou ainda outros passes. Porém, antes de saber os preços é importante conhecer as zonas de tarifação da AMT. Dependendo do lugar onde você mora (mais longe ou mais perto), a tarifa muda de acordo com as zonas. No nosso caso, em Candiac, estamos na zona 5. No site da AMT tem um link para as tarifas e um mapa das zonas.

A AMT divide as tarifas em três categorias:
  • Train: passe só para usar o trem;
  • TRAM: passe válido para o trem, toda a rede de ônibus metropolitano e o metrô de Montréal
  • Ônibus metropolitano: passe válido somente para o ônibus (o preço varia conforme o destino).
Veja algumas tarifas (preços em CDN$):
  • Passe de trem individual (uma viagem só de ida): $7
  • Passe de trem mensal - zona 5: $ 125
  • Passe de trem reduzido estudante - zona 5: $88
  • Passe TRAM mensal - zona 5: $147
  • Passe de ônibus metropolitano mensal à Montréal: $96
  • Passe de ônibus metropolitano individual à Montréal: $6,75
Para se ter uma idéia, o passe mensal de metrô e ônibus em Montréal pela STM custa $75 o regular e $45 o reduzido estudante. Assim, tem que se considerar esta mudança no orçamento do transporte quando se muda para o banlieue. Mesmo assim, é muito mais barato do que ir de carro ao centro, além de fazer bem ao meio-ambiente.

E vamos seguindo sempre em frente, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz


Nenhum comentário: